amagi

amagi

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A propriedade privada e a China: lições do império do meio

Fala-se frequentemente que a liberdade - política e económica - e a propriedade privada são as pedras de toque do sistema capitalista ocidental dito de livre mercado.

O que o autor do vídeo, o Professor da Universidade George Washington, Doug Guthrie, nos pretende transmitir é que a China é um País que é não só muito mais descentralizado que, por exemplo, os Estados Unidos, mas também que o modelo de crescimento económico imparável - cerca de 10% ao ano nos últimos 30 anos - ali observado foi possível de alcançar sem a privatização do sector financeiro e de largos sectores industriais e dos respectivos factores de produção. E isto é uma absoluta revolução na historiografia  moderna.

A tese do autor radica no seu entendimento que aquilo que havia sido concebido como o toque de midas da economia capitalista - propriedade privada dos meios de produção - não ser a característica mais relevante encontrada na economia chinesa: a pedra filosofal no seu ponto de vista é a concorrência, a competição que se gera entre províncias, entre distritos, entre empresas públicas concorrentes, entre municípios que concorrem ferozmente uns com os outros pela maior fatia de investimentos. E isto vai contra tudo o que dávamos até há pouco como certo.

Lança-se, pois, a discussão.

Ver com especial atenção a partir do minuto 13:00.


Sem comentários:

Enviar um comentário