amagi

amagi

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Muro de Berlim: revisionismo e lembrança

Já é tarde e os olhos vão-se-me secando. Mas não posso dormir. Ainda que o quisesse, não poderia. Não consigo e não quero. E não vou.

O Liberalismo Clássico, variando em diferentes graus consoante a escola de pensamento a que nos refiramos, pode ser acusado de muitas coisas: do seu individualismo mordaz, pouco dado a aconchegos e a paternalismos que, mais que inconsequentes, se destinam antes a sossegar o espírito que não se doma; do ritmo avassalador com que destrói apenas para construir melhor e mais alto, para mais gente, incluindo a que julga ficar pior com a mudança; os adeptos do Liberalismo Clássico podem até ser acusados de não terem alma, de não terem um plano, de não gizarem uma estratégia ou aventarem uma caminho para o Éden, ou até de não pavimentarem um trilho enviesado que, se seguido, a ele conduza. Diriam alguns, agora que a memória falta, que o Liberalismo não tem, como o Marxismo, ciência, que contraponha os materialismos históricos que vêm compondo a matriz totalitária entretanto baptizada de «Democracia Popular».

O Liberalismo Clássico é um homem, o cientismo marxista Deus.O primeiro, cheio de defeitos, assumidos, vive com eles, e procura viver com os dos outros. O segundo, paternalista e infalível, cria um homem novo, sem imperfeições, sem arestas buriláveis: quando a dúvida se instalar, lá estará o comité de sábios, feitos Deus, a indicar o caminho minado que os outros devem seguir.

Os Liberais são pecadores, mas não tiveram de erguer um muro para evitar a fuga dos seus. Os Liberais são imperfeitos, mas não impõem, ou ordenam, ou determinam, ou fuzilam. Os Liberais são os ciosos defensores da Lei de Ferro dos salários Ricardiana: mas em nenhum lugar tanta liberdade económica e política foi ofertada a proletários como do lado de cá do muro. Os Liberais são oligarcas velhacos e exploradores: mas os administrados podem destituí-los, comprar uma casa maior que a deles, um carro mais vistoso ou opor-se-lhes no jornal diário. Os Liberais são esclavagistas, mas o povo não se revolta, não lhes destrói a estatuaria, nem os pendura no cadafalso.

A fórmula do Marxismo tem de ser reajustada: há que pô-la a dividir por zero.

Bem haja ao aniversário que trouxe um pouco de luz ao Leste.

ICH BIN EIN BERLINER!!! Kennedy em Berlim, 1963




«Freedom is indivisible, and when one man is enslaved, all are not free.»

«Freedom has many difficulties and democracy is not perfect, but we have never had to put a wall up to keep our people in, to prevent them from leaving us.»

There are many people in the world who really don't understand, or say they don't, what is the great issue between the free world and the Communist world. Let them come to Berlin. There are some who say that communism is the wave of the future. Let them come to Berlin. And there are some who say in Europe and elsewhere we can work with the Communists. Let them come to Berlin. And there are even a few who say that it is true that communism is an evil system, but it permits us to make economic progress. Lass' sic nach Berlin kommen. Let them come to Berlin.



Sem comentários:

Enviar um comentário